quarta-feira, 31 de março de 2010

Escravos da mídia.

O comercial que te compra é o mesmo que te satisfaz?

Vamos citar um exemplo que pode ser considerado clichê ou a melhor resposta para essa pegunta:
A cerveja!
Todos um dia já criticaram os comerciais de cerveja, mas já se seduziram pelo mesmo. Está certo que é uma grande jogada de marketing, ninguém vende o que não quer comprar. Para um bom vendedor, omitir é preciso!
Junta-se então, o útil ao agradável, ou seja, o surrealismo que a publicidade traz com a necessidade de fugir da realidade, porque é isso que costumamos fazer, nós, seres humanos, buscamos constantemente o que nos foge das mãos, sempre queremos algo. Nunca satisfeitos.
Não comprariamos o álcool se a propaganda mostrasse a cirrose, uma família sendo desestruturada, ou até mesmo um acidente de carro em que o culpado seria o embriagado. Isso com certeza não nos atrairia.
Ao vermos um comercial de cerveja onde só exibem as 'gostosonas' nós desejamos aquela situação: a festa; a diversão; a azaração; enfim, tudo aquilo que distrai, nos fazendo fugir do que vem à ser uma preocupação.
Sabemos que existem consequências, porém somos inconsequentes, precisamos provar para convencermos.
Aí vem aquele comodismo que nos prende no que julgamos bom, ou que nos poupa trabalho, o mesmo que nos faz incapazes diante de um problema que não nos afeta diretamente, já que somente a pessoa que viveu a consequência vai deixar de se seduzir pelo problema.
Se as palavras fossem o comando para as atitudes muitos problemas seriam solucionados, já que temos a mania de falar e deixar por isso mesmo.

11 comentários:

  1. Verdade, bem pertinente seu texto! Eu acredito que o alcool nem precisa de propaganda para vender, deveria ser igual ao cigarro...

    Valeu,
    http://soparaleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade! E muitas vezes a pessoa até sabe das consequencias, mas não quer ver ou pensa que "nunca acontecerá com ela". Parabéns pelo blog! Adoro e sempre acompanho!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a postagem e o blog.
    Sou da redacao de um blog que eu posto noticias.
    esperamos sua visita
    um abraço de todos.
    http://www.cadernododia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Exemplo:
    Existe alguma propaganda de cerveja sem mulher?
    Não.
    www.vanessafunnygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. compreendo, mas por um lado acho que as publicidades tambem têm razão num ponto de vista, a cerveja por exemplo é para ser usada em festas, com azaração, isso sim, numa publicidade nao mostra o acidente com os carros pq talvez as pessoas nao deviam conduzir depois de beberam. eles mostram numa publicidade aquilo que voce pode fazer com a cerveja, e pegar num carro nao é uma delas.
    entendo tudo o que voce quis dizer, aceito, eu tbm sou da mesma opinião. mas tbm temos de ver esse outro ponto de vista ;)

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Cerveja é mulher não podem ser separadas. É por isso Vanessa, que não existe propaganda de cerva sem mulher. Uma não existe sem a outra. Até quando bebemos sem mulher estamos com vocês no pensamento...O raça..A Deusa da Cerveja é uma mulher, louvada seja Ninkasi! E qualquer coisa tem seu lado bom e ruin. Excessos levam ao desastre. E viva a cerva!! Viva os comerciais com gostosas!! Viva a Vanessa!! Viva as outras dos comments!!

    ResponderExcluir
  7. Hahahah eu vou deixar de conprar cerveja... sempre mostra os caras enchendo a cara com um monte de mulher gostosa em volta... comigo não acontece nada disso =/ hahaha


    Beeejo

    ResponderExcluir
  8. Acho que é aí que está a arte na publicidade, em extrair o lado bom de cada coisa e fazer parecer infinitamente melhor do que é. Também por isso eu concordo com um dos comentários acima, que a pessoa falou que comercial de bebida alcoólica deveria ser como a do cigarro.

    ResponderExcluir
  9. Pior em!!!
    Tudo ilusório para esses "idiotas".
    Té parece que vai chegar em um "buteco" e vai ter uma dessas td "turbinada". roupa curta e justa. esperando por eles. É uma pu** falta de moral fazerem esses tipos de propaganda. sendo que tem crianças que assistem. Poderiam proibir assim como proibram as de cigarro.

    Tem um selinho pra vcs lah no meu blog.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Fui estudante da área de marketing e entendo muito bem seu texto, a busca pela atração ligado ao prazer nas propagandas é muito intenso! Assim como também acontecia com o cigarro!
    Prabéns pelo texto e pelo blog, ambos muito interessantes!!!

    http://flordelis02.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Noossa,tenho que mostrar isso para o meu pai.Adoreeei o blog e está sendo seguido.Beeijos :*

    ResponderExcluir

Comentários serão sempre bem vindos, mas queremos mais que isso, queremos seu interesse, sua atenção! Muito obrigada pela preferência.